Blog

Primeira consulta do Cardiologista

Um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo. São 7,4 milhões de mortes por ano. Este dado mostra como é importante ficar atento à saúde do coração. Mas, qual a hora certa para marcar consulta com um cardiologista? 
Quando não há fatores de risco, o ideal é que homens comecem a visitar um cardiologista aos 45 anos, e as mulheres aos 50. Esta diferença entre homens e mulheres acontece porque, durante a fase procriativa, a mulher está mais protegida. Mas, depois da menopausa, os riscos se igualam, ou são até maiores para as mulheres.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o histórico familiar. Neste caso a idade da primeira visita ao cardiologista deve ser reduzida para 30 anos para homens e 40 para mulheres quando o paciente tem familiares portadores de diabetes, hipertensão, doença coronariana, ou que sofreram morte súbita ou morreram ainda jovens - principalmente se isso se repete com vários membros da mesma família.  

É importante ficar atento alguns sinais em nosso corpo, que servem de alerta para o médico investigar em uma primeira consulta, independente da idade.

Veja alguns sintomas que podem ser indicativos de que algo está errado com o coração:

• Cansaço desproporcional e falta de ar ao realizar algum esforço;

• Dores no peito durante atividades físicas ou em momentos de tensão; 

• Dores de cabeça de origem não neurológica, oftalmológica ou de sinusite.

Maus hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo também são fatores que tornam necessária a visita a um cardiologista, pois podem influenciar negativamente na saúde do coração.  

É durante a consulta que sera feita uma avaliação completa, com muita orientação. O cardiologista também atua como incentivador para a melhoria do estilo de vida.  

A prática de esportes, apesar de saudável, também requer cuidados. "No caso dos cardiopatas (pessoas que sofrem de alguma doença cardíaca) e hipertensos, o ideal é consultar um cardiologista até mesmo ao começar a prática de um esporte de lazer. Já no caso de esportes de competição ou de alta performance, todos devem procurar um cardiologista antes de iniciar a prática.  


Que tal fazer um Pré-Agendamento On-line? Na MAISCARDIO é rápido, simples e funciona de verdade!

Pré-Agendamento

Consultas em uma excelente infra-estrutura e com atendimento diferenciado? MAISCARDIO!

Consultas

Exames com mais conforto e com profissionais mais atenciosos? Conheça a MAISCARDIO!

Exames

Conheça um Corpo Clínico e profissionais mais dispostos a entender suas necessidades...

Corpo Clínico